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IDSS

IDSS da operadora 2023 – Ano-Base 2022

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IDSS da operadora 2022 – Ano-Base 2021

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IDSS da operadora 2021 – Ano-Base 2020

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IDSS da operadora 2020 – Ano-Base 2019

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IDSS da operadora 2019 – Ano-Base 2018

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IDSS da operadora 2018 – Ano-Base 2017

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IDSS – ÍNDICE DE DESEMPENHO DA SAÚDE SUPLEMENTAR

O Programa de Qualificação de Operadoras é uma inciativa desenvolvida pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Está baseado na Resolução Normativa nº 505, DE 30 DE MARÇO DE 2022, e na Instrução Normativa nº 10, DE 30 DE MARÇO DE 2022.

Seus principais objetivos são o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Avaliação de Desempenho das operadoras

Os resultados da avaliação de desempenho das operadoras são apresentados pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e calculado pela própria Agência. O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho

Avaliação de Desempenho das operadoras

Os resultados da avaliação de desempenho das operadoras são apresentados pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e calculado pela própria Agência. O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho

Dimensões do IDSS

A ANS promoveu em 2016 uma restruturação das Dimensões do IDSS com o objetivo de torná-las integradas e em consonância com as novas regras e práticas do setor, com conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência, à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.

Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada; Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores; Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

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